Sobre nós
Ano de 1975, a Vila Ibirapuera estava em formação na cidade de Tupã.
A Escola “Sebastião Teixeira Pinto”, então ao lado da Igreja São José, na Vila Formosa, atendia a clientela de toda a Região Leste da cidade. O prédio ainda era de madeira. Devido à necessidade, um novo prédio foi construído para aquela escola, na Rua Abel Ferreira Leite, nas proximidades da Vila Marajoara. Assim, a Região Leste ficou sem escola.
Dada à exigência que se fazia premente, deu-se início, em 1976, à construção do prédio que viria a abrigar a EEPG da Vila Ibirapuera.
Pronto o prédio e inaugurada a escola, passaram a funcionar onze salas de aula, no período matutino, ocupadas pelas séries de 1ª a 4ª, e, no período vespertino, três salas, sendo duas de 5ª série e uma de 6ª série.
Em 1979, a Escola passou a ter também, em funcionamento, o período noturno.
O fundador da hoje Estância Turística de Tupã, Luiz de Souza Leão, faleceu no ano de 1980. No ano seguinte, 1981, a Câmara Municipal de Tupã, junto com o então Prefeito Carlos Eduardo Abarca e Messas, tomaram a decisão de homenagear o fundador da cidade, colocando seu nome na nova escola. A EEPG da Vila Ibirapuera passou, assim, a se chamar EEPG Luiz de Souza Leão.
Na noite em que se formalizou a homenagem, a viúva de Luiz de Souza Leão, Sra. Nair Guedine, o Prefeito e alguns vereadores penduraram, no hall da Escola, um quadro, que permanece até os nossos dias, com a foto do homenageado.
À época, era diretor da Escola o Prof. Sérgio Manoel Bianco, conhecido como “Índio”, e sua esposa, Prof. Leonis Maria Davoli Bianco, era a vice-diretora. Frequentavam a escola cerca de novecentos alunos.
No ano de 1992, o prédio sofreu uma grande reforma, e passou a ter treze salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de ciências e uma nova e ampliada cozinha, com refeitório.
Ainda naquele ano, o nome da Escola passou a ser EEPSG Luiz de Souza Leão.
Histórico do Patrono
Luiz de Souza Leão nasceu em Pernambuco, no dia 16 de março de 1901, no Engenho Morenos, a 30 km de Recife. Descendente de uma das famílias mais antigas e tradicionais de Pernambuco, ele trabalhou no engenho de seus pais, na cultura da cana-de-açúcar e na criação de gado.
Em março de 1923, Souza Leão veio para São Paulo. Tornou-se proprietário de terras.
Em 1929, Souza Leão fundou a cidade de Tupã, hoje Estância Turística de Tupã.
Luiz de Souza Leão faleceu em 1980, e seu corpo foi sepultado no quintal do Solar onde morava, em uma quadra central da cidade, ao lado da Praça da Bandeira.
O antigo solar foi tombado, como Patrimônio Público, e, atualmente, recebe centenas de visitantes, todos os anos.